16 de maio de 2012

Regimes milagrosos? Corra deles!



Com muita frequência cardápios e regimes para emagrecimento rápido, como as chamadas “dietas da moda”, são divulgados pela mídia em geral e imediatamente adotados por milhares de pessoas. Normalmente essas dietas restringem o consumo de alguns grupos alimentares e exageram na ingestão de outros, desequilibrando totalmente a nosso hábito alimentar. Esses “regimes milagrosos” ao contrário do que prometem, podem representar riscos para a saúde ou resultar em alguns quilinhos extras posteriormente.

A variedade de alimentos em suas devidas proporções é fundamental para quem quer emagrecer. Dietas à base apenas de carboidratos ou de proteínas, ou só de líquidos, são prejudiciais à saúde, porque isoladamente esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes de que o organismo necessita. Vários são os riscos de consumo exagerado e desequilibrado desses nutrientes.

 A ingestão de muita proteína e gordura pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos e até facilitar o aparecimento de doenças graves ou fatais, como infarto e derrame.

Nutrientes como os carboidratos, que são a nossa maior fonte de energia, são normalmente banidos das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois é tido como o vilão, o que é MENTIRA. A ausência de carboidratos no cardápio nos deixa sem disposição para as atividades diárias, para os exercícios físicos e com dor de cabeça, mais nervosos e pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida no cérebro com a função de nos prazer, regular o apetite e a saciedade. A queda de serotonina pode levar a compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.

A insuficiência de fibras (frutas, verduras e legumes), comum em dietas à base de proteínas e gorduras é prejudicial. Pode alterar o bom funcionamento do intestino, prejudicar o equilíbrio dos níveis de gorduras sanguíneas e da glicemia.

Regimes milagrosos prometem perda de peso rápida, nestes casos perde-se muito também tônus muscular e água, e não eliminam gordura. Com a perda de massa muscular às necessidades de energia do corpo diminuem, trazendo prejuízo para a saúde. São muitos os prejuízos causados por regimes milagrosos.

Não faça regime, cuidado com as dietas milagrosas, elas NÃO existem. Mude hábitos, estes sim são saudáveis e duradouros.

Raphaella Cordeiro
Nutricionista
Pós-graduada em Nutrição Clínica
Pós-graduada em Nutrição Esportiva
Cel.: (31) 9776-8119

Nenhum comentário:

Postar um comentário